Notícias

 | 28/06/2010 10h21min

Tapetes aquecem e dão charme a sua casa

Dicas de como escolher o tapete para cada tipo de ambiente

Com o frio chegando de vez a vontade de ficar em casa aumenta. E renovar a decoração na busca de mais aconhego é consequência. Peças chaves para finalizar a decoração, os tapetes ajudam a esquentar e dão um up em qualquer ambiente. Além de esconder imperfeições do piso e abafar ruídos. Em locais mais amplos com dois ou mais ambientes, em lofts e estúdios sem paredes o tapete serve para delimitar os espaços. 

Qual tapete combna com a sua personalidade?

As diversas cores, formatos e texturas tornam a escolha pelo tapete ideal um verdadeiro desafio. Vários aspectos devem ser observados, como o estilo e as cores dos móveis e objetos. Ambientes sofisticados de clima vintage combinam com o requinte dos tapetes orientais de seda. Espaços modernos e funcionais pedem tapetes com um visual mais leve. Confira as dicas de compra:

Tipos de materiais para cada espaço da casa
A escolha do tecido está ligada ao espaço em que o tapete vai ser colocado. Um tapete persa de seda não é indicado para o espaço de brincadeira das crianças. Os pequeninos geralmente são mais sensíveis, e opções antialérgicas são mais adequadas. Na cozinha ou banheiro opte por tapetes de fácil manutenção, que podem ser lavados na máquina. Mas observe a qualidade do produto, pois como estes espaços são de grande movimentação, os tapetes podem se danificar com facilidade. Confira alguns tipos de materiais:
Tapetes turcos Exemplos de tapetes orientais

- Orientais
Os tecidos empregados nos tapetes persas, turcos, chineses e paquistaneses variam. Normalmente são feitos à mão, com fios de lã, seda, algodão, pelo de cabra e camelo.

- Fibras Naturais
Ambientes rústicos pedem tapetes de fibras naturais, como o sisal. Mas atenção para este material: não deve ser molhado enquanto exposto no local, pois podem manchar e se deteriorar. Então evite usar no banheiro, área de serviço e espaços externos. Para estes locais o mais indicado é escolher tapetes feitos de fibras sintéticas, que são mais resistentes. Novidades do mercado misturam o sisal ao chenile. Este último proporciona mais conforto ao toque, ao mesmo tempo que preserva a aparência de fibra natural.

- Nylon e Lycra
Feitos de fibra sintética, normalmente tem o aspecto peludinho ou flocado, e alguns modelos imitam a lã ou o sisal. O nylon também pode ser usado em capachos devido a sua resistência à lavagem. São uma opção mais econômica. Também adequado para quartos de criança, porém aconselha-se lavá-los com frequência.

- Antialérgico
Escolha modelos de pelo curto, mande fazer uma impermeabilização do tapete, que além de prevenir a sujeira, ajuda a impedir que solte pêlo. E não esqueça de aspirar e lavar o tapete regularmente. Para o quarto de crianças, o material EVA é o mais indicado, mas deve-se manter o cuidado com a limpeza e manutenção do produto.

- Lã
Material resistente e de maior durabilidade em comparação com os sintéticos. Se misturada ao algodão, proporciona um toque mais macio e custa menos, porém desgasta-se mais rapidamente. Os tapetes orientais misturam fios de lã na composição dos tapetes.

- Seda
Os legítimos tapetes orientais não dispensam a seda na composição, pois ela confere o lustro e brilho. São peças delicadas que merecem atenção especial de profissionais na lavagem.

- Couro e Pele
No Rio Grande do Sul é comum utilizar o couro da vaca e a pele de ovelha como tapetes. Os modelos mais encontrados são os geométricos em blocos encordoados manualmente e os modelos irregulares, com o formato recortado do animal.


Como usar cores e estampas
As cores devem harmonizar com o restante da decoração. E o tapete precisa ser objeto de destaque onde for colocado. Não hesite em escolher modelos estampados. Flores, listras e desenhos geométricos conferem estilo ao ambiente. Mas tudo depende do gosto pessoal. O importante é cuidar para o ambiente não ficar com uma imagem poluída. 

A lógica é a seguinte: se o sofá tem flores pequenas, o indicado e um tapete com flores grandes. Um tapete de tom forte semelhante a tinta de uma das paredes dá um efeito de continuidade. Tapetes claros criam a ilusão de que o espaço é maior.

Pense no formato do tapete
Quadrados, retangulares, redondos, runners (para o corredor) ovais e irregulares. Há uma gama de formatos em tapetes. Os mais modernos ganham destaque onde quer que sejam colocados e se consagram como peças importantíssimas na decoração.

Compare as medidas
Antes de sair às compras é essencial medir o espaço em que a peça será colocada. O ideal é que se deixe um espaço aparente do piso em torno de 90cm entre o tapete e os objetos mais próximos. Sob as mesas, os tapetes devem ser maiores. Certifique-se que existe espaço para as cadeiras, mesmo quando elas forem puxadas para trás.
 
O tapete certo para cada piso
Pisos mais nobres como mármore, granito ou madeira merecem tapetes de tecidos mais delicados. Lajotas e azulejos combinam com modelos mais rústicos. Em superfícies muito lisas, como o porcelanato, verifique a necessidade de colocar borracha antiderrapante embaixo do tapete.

HAGAH

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Autogestão - © 2010 PenseImoveis.com.br • Todos os direitos reservados.