| 01/06/2010 08h55min
Curitiba sempre teve um certo pioneirismo em ações ecológicas, e com o lixo não foi diferente. Desde a campanha do Lixo que Não é Lixo, a cidade é referência na coleta seletiva e na reciclagem. Agora a campanha é para recolher o lixo tóxico!
» Saiba como separar o lixo em Curitiba
Pilhas, baterias, toners, embalagens de inseticida, tintas, colas, solventes, remédios vencidos, óleo de cozinha e lâmpadas fluorescentes, em pequenas quantidades, devem ser separados pela população e entregues aos caminhões de coleta que ficam estacionados em terminais de ônibus, em datas marcadas.
O veículo, devidamente identificado, fica cada dia da semana estacionado num terminal da cidade, seguindo um calendário que pode ser consultado na página da Prefeitura de Curitiba ou pelo telefone 156 (clique aqui e veja abaixo o calendário de coleta em 2013).
Recomendações
O material deve ser armazenado em casa, separado do restante do lixo para evitar riscos à saúde e ao meio ambiente. A coleta nos terminais acontece de segunda-feira a sábado, das 7h às 15h.
Foto: Cesar Brustolin/SMCS (arquivo)
Óleo de cozinha
Um dos materiais coletados é o óleo usado de cozinha. Para ser entregue, deve estar armazenado num recipiente transparente, de preferência garrafa Pet. O óleo coletado pela Prefeitura é encaminhado para reciclagem e volta à cadeia produtiva em forma de material de limpeza, lubrificante de máquinas e outros derivados.
Além da coleta nos terminais de ônibus, a Secretaria do Meio Ambiente também recolhe o óleo de cozinha nos 100 pontos do Câmbio Verde, programa que troca lixo reciclável por alimentos.
Leia também
» Sabia que a cartunista Pryscila Vieira desenhou a Família Folha na segunda parte da campanha SE-PA-RE! Leia aqui!
Fonte: Prefeitura de Curitiba
HAGAH PR
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Autogestão - © 2010 PenseImoveis.com.br • Todos os direitos reservados.