| 01/04/2010 10h23min
A qualidade do ar que circula nos ambientes fechados é importante para a manutenção da saúde. Na hora de escolher o modelo, as opções do mercado giram em torno dos modelos de janelas (os tradicionais) e os Split.
A diferença básica é que o modelo tradicional de janela precisa de um buraco na parede. A opção pelo modelo split é a comodidade e a necessidade de precisar apenas de um espaço para tubulação bem reduzido. Na hora da escolha é preciso pensar também na condensadora, que deve ser colocada no ambiente externo. A capacidade, o espaço, a instalação e a chamada eficiência energética devem ser analisadas na hora da compra. Muitas vezes, o mais barato sai caro.
A mão de obra deve ser especializada, de preferência de uma autorizada do fabricante. O local para o “janeleiro”, observe a melhor posição para distribuição do ar para uma climatização igual em todo o ambiente. O ambiente externo também deve ser observado, a fim de garantir que a descarga de ar quente esteja desobstruída. Ao utilizar o aparelho é importante fechar as portas e as janelas do ambiente. Persianas e cortinas fechadas evitam que a luz solar incida diretamente no ambiente a ser refrigerado, o que reduz a carga térmica do local, evitando o desperdício.
Como Limpar os Filtros
Conforme a portaria 3523 do Ministério da Saúde, a limpeza ou troca do filtro deve ser mensal para qualquer marca, modelo e capacidade. A maioria dos condicionadores de ar residenciais apresentam telas laváveis como filtro. A poeira mais grossa pode ser removida apenas com água corrente e sabão neutro e o filtro deve estar totalmente seco antes de retornar ao equipamento.
É aconselhado limpar a cada quinze dias dependendo do uso contínuo do aparelho. Neste momento, o aparelho deve estar desligado da tomada. A limpeza interna deve ser realizada um ano após a compra do equipamento, e neste caso, um profissional técnico deve ser chamado para desmontagem e limpeza dos trocadores de calor (ou serpentinas), bandejas de condensado, ventiladores, verificação elétrica do equipamento e o que mais for preciso.
Split
O condicionador de ar split origina-se do conceito dos sistemas de ar condicionado de janela. “Quando o usuário quiser refrigerar o ambiente com o mínimo de ruído possível, esta é a opção mais interessante” afirm Anderson Benthien, responsável técnico da Aqualoja. O equipamento é dividido em duas unidades: uma que permanece no ambiente interno (evaporadora, que em geral retira calor do ar no ambiente interno) e outra na parte externo (condensadora, que troca calor a partir da circulação do gás). Estas duas partes são unidas por tubulações de cobre, onde acontece a passagem do gás refrigerante, e por ligações elétricas.
“O janeleiro e o mais barato, porém o Split e mais econômico.“ complementa Anderson, que lembra que o Split precisa também de manutenção tanto quanto os modelos tradicionais. “Lembramos também que na maioria dos casos para se instalar o janeleiro deve-se fazer um furo na parede muito grande. Em alguns casos, esse furo poderá chegar a 600mm x 400mm. Já o Split só precisa de um buraco na parede de no máximo uma polegada para passagem de tubulação para unir as unidades“ finaliza o técnico.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Autogestão - © 2010 PenseImoveis.com.br • Todos os direitos reservados.