| 06/11/2005 08h43min
A França segue absoluta na Fórmula A1 Grand Prix, a Copa do Mundo do automobilismo. Neste domingo, o piloto Nicolas Lapierre venceu as duas baterias da rodada dupla, conquistando assim a sexta vitória francesa na competição em apenas oito provas - as outras duas foram vencidas por Nelsinho Piquet, do Brasil.
A primeira prova do GP da Austrália, no circuito de Eastern Creek, teve apenas 19 voltas. Lapierre largou na pole position e venceu de ponta a ponta em 30min32s582.
Álvaro Parente, de Portugal, ficou em segundo lugar a 8s7 do líder. O brasileiro Nelsinho Piquet completou o pódio. Irlanda (Michael Devaney), Inglaterra (Robbie Kerr), Suíça (Neel Jani), Holanda (Jos Verstappen), Malásia (Alex Yoong), Canadá (Sean McIntosh), e Itália (Enrico Toccacelo), completaram a lista dos dez primeiros.
A segunda prova, com uma parada obrigatória nos boxes, teve 35 voltas. Lapierre completou a corrida em 1h00min54s068, apenas 2s479 do britânico Robbie Kerr, segundo colocado.
O Brasil não conseguiu reeditar o pódio da primeira prova. Nelsinho Piquet foi penalizado com um “drive trough” (passada nos boxes sem parar), chegou a estar em 16º e ainda terminou na zona de pontuação, com a nona posição.
A Suíça completou o pódio. Holanda, Malásia, Austrália (Will Davison), Portugal e Nova Zelândia (Jonny Reid) completaram a lista dos oito primeiros colocados. O décimo lugar ficou com os Estados Unidos, com o carro pilotado por Bryan Herta.
Na tabela de pontuação do campeonato, a França segue na liderança com 72 pontos. O Brasil está em segundo com 51 e a suíça é a terceira colocada com 47 pontos.
AGÊNCIA PLACAR