| 05/11/2005 13h01min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva descartou hoje debater a implantação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) durante a IV Cúpula das Américase, que é realizada no balneário argentino de Mar del Plata. Lula sugeriu o assunto deve ser analisado na próxima reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC).
– Não é oportuno discutir a Alca no momento em que estamos perto da reunião da OMC – afirmou.
Lula participou de entrevista coletiva na sede da IV Cúpula das Américas. A VI Reunião Ministerial da OMC acontecerá em dezembro em Hong Kong.
– A partir dessa reunião, teremos a possibilidade de quebrar os subsídios agrícolas e de fazer com que os países se envolvam de uma forma mais forte na busca de uma solução para o comércio – destacou.
O futuro da Alca passou a centrar as discussões da IV Cúpula das Américas, dada a proposta do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, de "enterrar" a iniciativa. O colega mexicano, Vicente Fox, propôs o começo de 2006 para relançá-la. Fox cogita a possibilidade de deixar os países do Mercosul fora da negociação. Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai são contrários a um novo calendário para o livre comércio continental.
AGÊNCIA EFE