| 04/11/2005 17h53min
O Campeonato Espanhol pode voltar à normalidade neste final de semana. Marcado pela eterna briga entre Barcelona e Real Madrid pela liderança, nesta temporada são os chamados clubes pequenos que têm dado as cartas. O Osasuna lidera a competição, com 21 pontos. Celta e Getafe, que somam 17 pontos, também já lideraram. Ao final desta rodada, porém, os grandes podem voltar a figurar na ponta da tabela.
O Barcelona é o vice-líder da competição, com 19 pontos. Com uma vitória sobre o Getafe, fora de casa, no domingo, combinada com um tropeço do Osasuna, assume o posto mais alto da tabela. A equipe vem embalada pela goleada por 5 a 0 sobre o Panathinaikos, pela Liga dos Campeões da Europa, com destaque para a grande atuação do camaronês Samuel Eto’o, que marcou três gols. Mas o técnico Frank Rjikaard tenta conter a euforia.
– Não existe mais medo no futebol profissional. Hoje em dia, qualquer equipe pode te vencer. Temos de estar preparados para o dia-a-dia, e, nesse sentido, a concentração é a chave para a vitória – afirmou o treinador holandês.
A principal novidade no time catalão pode ser a volta do meia Deco, que tinha operado a mão. O português treinou com todo elenco nesta sexta e pode aparecer entre os titulares. Com a volta do jogador, o holandês Van Bommel, que marcou na partida contra os gregos, deve voltar para o banco de reservas. Confirmados estão Ronaldinho e Eto’o, artilheiro da competição, com nove gols.
O Real Madrid ainda não pode assumir a liderança isolada do Espanhol, mas, com uma vitória, pode manter a diferença de um ponto para o Barcelona. No caso de um tropeço do catalães, ultrapassa o rival e assume a vice-liderança na tabela. O Real é o terceiro colocado, com 18 pontos, e neste domingo recebe o Zaragoza, 14º, com 10 pontos.
Com muitos desfalques, o treinador Wanderley Luxemburgo pode repetir a equipe que venceu o Rosenborg, na última rodada da Liga dos Campeões. Ronaldo, Júlio Baptista e Zidane continuam se recuperando de contusão. Outros desfalques serão o volante Pablo Garcia, que está concentrado com a seleção uruguaia para a repescagem das Eliminatórias para a Copa do Mundo, e os defensores Michel Salgado e Woodgate, que também ficam de fora.
Dessa forma, a equipe deve ser escalada com Robinho e Raúl no ataque e Guti e Beckham no meio-campo. A zaga deve ser formada por Sérgio Ramos e Pavón, enquanto Roberto Carlos e Diogo ocupam as laterais.
Expectativa também para a partida deste sábado entre Villarreal e Valencia. As duas equipes estão com 16 pontos, mas os Villarreal segue com melhor saldo de gols, na sexta colocação, enquanto o Valencia está na nona posição. Na última rodada da Liga dos Campeões, o Villarreal conseguiu uma vitória por 1 a 0 sobre o Benfica e assumiu a liderança do Grupo D. Agora, a esperança é que a equipe consiga também melhorar a sua situação no Espanhol.
AGÊNCIA PLACAR