| 04/11/2005 10h33min
O "Expresso da Alvorada" deixou a estação Constitución de Buenos Aires na noite passada, localizada a 400 quilômetros ao sul de Buenos Aires, para somar-se à Cúpula dos Povos. Essa reunião acontece paralelamente à IV Cúpula das Américas, que começa hoje em Mar del Plata com a participação de mais de 30 chefes de Estado.
Entre os presentes no trem, estavam Maradona, Morales e o diretor de cinema bósnio Emir Kusturica, entre outros artistas, sindicalistas e políticos. Maradona chamou Bush de "lixo humano" ao começo de uma viagem que, segundo disse, é "pela dignidade" e "pelo que é argentino".
Em uma breve entrevista coletiva, minutos antes de partir, o ex-jogador, que estava com uma camiseta com a legenda "Stop Bush", agradeceu às pessoas que participam dos protestos contra a presença do presidente norte-americano na Argentina e pediu que marchem "em paz, sem violência".
Na chegada a Mar del Plata, os passageiros do trem irão até um estádio de futebol no qual está prevista a atuação do cantor cubano Silvio Rodríguez e um discurso do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.
Esta demonstração de repúdio será uma das tantas previstas no principal balneário da Argentina contra a presença de Bush, que chegou hoje a Mar del Plata com sua comitiva.
AGÊNCIA EFE