| 03/11/2005 20h44min
O vice-presidente da República e ministro da Defesa, José Alencar, reuniu-se na tarde de hoje, com o presidente da Varig, Omar Carneiro da Cunha, para discutir o processo de recuperação da companhia aérea. A Fundação Rubem Berta (FRB), empresa controladora da Varig, já aprovou na última terça-feira a proposta de recuperação da companhia aérea que prevê a entrada da portuguesa TAP no processo. A TAP investirá US$ 92 milhões na Varig e terá o controle acionário da Varig Log e da VEM (Varig Engenharia e Manutenção).
A Varig informou que os juízes Luis Roberto Ayoub e Márcia Cunha, da 8ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, autorizaram nesta quinta-feira a execução da proposta de financiamento apresentada pelo BNDES à assembléia de credores da Varig.
O plano permite a transferência de parte das ações das subsidiárias VEM e Variglog para um terceiro investidor, controlador e proprietário da Sociedade de Propósito Específico (SPE), em troca do depósito mínimo de US$ 62 milhões, quantia que deverá ser destinada pela Varig para pagamento das empresas de leasing. A autorização judicial era necessária para que a empresa pudesse vender seus ativos e dar andamento ao processo de recuperação empresarial.
AGÊNCIA O GLOBO