| 03/11/2005 11h10min
A Polícia Federal comandará a Operação América, entre os dias 5 e 6 de novembro, com o objetivo de proteger o presidente dos Estados Unidos, George Bush, a primeira dama Laura Bush e da Secretária de Estado, Condoleza Rice, durante visita oficial ao Brasil. O esquema contará com o apoio de agências de inteligência norte-americanas, do Ministério da Defesa (Marinha, Exército e Aeronáutica) brasileiro, da Receita Federal e da Infraero.
Cerca de 500 policiais foram mobilizados e trabalharão durante os dois dias de visita, todos especialistas em segurança de autoridades. A PF utilizará peritos da Diretoria Técnico e Científica para realizar a varredura nos locais por onde deve passar a comitiva norte-americana, devido a possibilidade de possíveis atentados. Durante o trabalho serão utilizados cães farejadores e uma equipe da Diretoria de Inteligência Policial foi mobilizada para monitorar possíveis informações de ataques contra a delegação.
Os Policiais Federais se encarregarão da segurança física dos três dignitários, enquanto a Polícia Militar de Brasília fará a segurança de área e dos locais dos eventos e ao longo do trajeto da comitiva. O comando do esquema de segurança caberá à Coordenação-Geral de Defesa Institucional, da Divisão de Segurança de Dignitários e do Núcleo de Segurança de Dignitários da Superintendência da PF no Distrito Federal.
SITE NACIONAL DA PF