| 03/11/2005 10h40min
A criação de emprego de boa qualidade é um "desafio político" para os países da América Latina, segundo o diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o chileno Juan Somavía, que participará da Cúpula das Américas.
– Criar mais e melhores trabalhos é um desafio político que afeta os governos, o desenvolvimento democrático e a segurança humana – afirmou Somavía em comunicado antes de viajar para a cidade argentina de Mar del Plata, onde será realizada a Cúpula nos próximos dias 4 e 5.
Somavía participará junto com líderes de 34 países americanos dos debates sobre "Criação de Trabalho para lutar contra a pobreza e reforçar o organismo democrático".
Recentemente, a OIT publicou um informe no qual afirmava que o desemprego urbano na América Latina e Caribe caiu de 11,1% em 2002 para 9,6%, em meados deste ano, devido ao alto índice de crescimento econômico da região.
– Essas cifras dão esperança, mas ainda temos muito trabalho adiante – afirmou Somavía, indicando que o desemprego da região latino-americana continua muito elevado.
Segundo ele, sete de cada dez novos trabalhos criados na economia latino-americana são emprego informal e muitas pessoas ainda "carecem de proteção social básica".
– O acesso a um trabalho de qualidade é fundamental para 220 milhões de pobres que vivem na região afirma o diretor-geral da OIT, a qual pertencem 178 países. Ele afirmou que a organização ajudará às nações latino-americanas "a cumprir os compromissos de Mar del Plata para promover a criação de mais e melhores empregos".
AGÊNCIA O GLOBO