| 02/11/2005 21h30min
A primeira suspeita de gripe aviária no país foi registrada no interior de São Paulo. Um galo foi encontrado morto em uma fazenda de Marília, no bairro Santa Antonieta, nas proximidades do aeroporto da cidade. O diagnóstico será definido pelo Instituto Adolfo Lutz, na capital paulista, que receberá os restos do animal amanhã.
Após a suspeita identificada nessa terça, a região foi interditada pela Vigilância Sanitária de Marília e continuará fechada até o resultado do exame. Conforme o dono da propriedade, com uma criação de cerca de cem galinhas, o galo teria sido vítima de problemas respiratórios. O proprietário da ave morta pediu para não ser identificado.
Por precaução, o secretário municipal de Saúde, Júlio Cezar Zorzetto, determinou a realização de necrópsia.
– Morte de aves com gripe é comum e, no caso do galo, tudo indica que seja apenas isso mesmo. Porém, como em medicina nada é absoluto e tudo é relativo, optei pelo exame – explica o secretário.
Zorzetto afirma que o galo vivia em uma chácara residencial localizada na área urbana de Marília. No local também há patos e, segundo ele, de vez em quando aparecem aves migratórias. O laudo sobre a causa da morte deve sair em uma semana.