| 02/11/2005 19h09min
Após ter confirmado a entrada na primeira fase do plano emergencial para salvamento da Varig, a companhia aérea portuguesa TAP informou hoje que tem a intenção de voltar a incorporar as subsidiárias VarigLog e VEM à Varig. A medida está dentro do projeto da estatal portuguesa de se tornar acionista da Varig, desde que o processo de recuperação da empresa continue.
A proposta da TAP foi aprovada pela Fundação Ruben Berta e o Conselho de Administração da Varig e inclui o aporte de US$ 62 milhões e participação no controle de VarigLog e VEM. O aporte será feito dentro dos moldes apresentados pelo BNDES para salvamento da companhia, com financiamento pelo banco de dois terços da operação.
Na nota divulgada hoje, a TAP destaca que VEM e VarigLog têm importância estratégica para a companhia. No caso da VEM, a aposta é transformá-la em "um grande pólo da sua unidade de Manutenção e Engenharia na América do Sul".
– Também a VarigLog possui um grande potencial de desenvolvimento das operações de carga da transportadora aérea portuguesa, possuindo já uma frota de onze aviões-cargueiros operando em todo o mundo – conclui o comunicado da TAP.
AGÊNCIA O GLOBO