| 01/11/2005 00h53min
Moradores do balneário argentino de Mar del Plata presenciaram com queixas e nervosismo a implementação da blindagem de segurança montada pela IV Cúpula das Américas, que começa em quatro dias na cidade. A reunião dos presidentes de 34 países do continente fez com parte da cidade fosse evacuada.
Cerca de 60 mil moradores ficarão cercados por uma zona de exclusão composta por três anéis de segurança nos quais se concentra a maioria dos 9 mil policiais e militares dedicados a vigiar a cidade durante a reunião pan-americana. Para poder chegar a esse setor da cidade, por onde permanentemente sobrevoam helicópteros, é preciso portar uma credencial que autoridades entregaram aos moradores nos últimos dias.
As medidas de segurança apenas começaram a funcionar e aumentarão à medida que se aproxime o início da reunião. De quinta-feira a sábado, nenhum vôo comercial ou privado que não transporte chefes de Estado e de governo ou suas comitivas poderá entrar em um raio de exclusão de 176 quilômetros.
Também em Mar del Plata, que tem por volta de 700 mil habitantes, nesta terça começara III Cúpula dos Povos da América, oposta à dos governantes e que terá como marco na sexta uma manifestação de repúdio à presença do presidente dos Estados Unidos, George Bush.
AGÊNCIA EFE