| 31/10/2005 15h16min
Atual campeão da NBA, o San Antonio Spurs manteve a base da temporada passada e é apontado hoje como o grande favorito, não só da Conferência Oeste como de toda a NBA. A equipe conta agora tem dois campeões olímpicos em Atenas/2004: Manu Ginóbili e o pivô Fabrizio Oberto.
As contratações se juntam a Duncan e o armador francês Tony Parker, que levou o seu país a conquistar uma medalha de bronze no recém terminado Campeonato Europeu, quando a França subiu ao pódio pela primeira vez desde 1959. Os pivôs Nazr Mohammed e Rasho Nesterovic também são nomes fortes da equipe.
Duas equipes devem brigar pela segunda colocação no Oeste: Phoenix Suns, que agora conta com dois brasileiros, e o Houston Rockets de Tracy McGrady e do chinês Yao Ming.
Depois de perder os especialistas em jogadas de três pontos Joe Johnson e Quentin Richardson, o Suns se reforçou com três jogadores de alto nível: Raja Bell, Brian Grant e Kurt Thomas. O técnico Mike D’Agostini
conta ainda com o melhor armador da NBA, o
canadense Steve Nash, além do jovem Amare Stoudemire, ala de apenas 22 anos. Ele, inclusive, já assinou contrato com a equipe até a temporada 2009/10, num negócio de US$ 73 milhões.
Dois brasileiros jogam no Suns: o armador Leandrinho Barbosa e o pivô Lucas Tischer. O pivô Nenê, do Denver Nuggets, o pivô Rafael Araújo, o Baby, do Toronto Raptors, e o também pivô Anderson Varejão, do Cleveland Cavaliers, completam o maior grupo de brazucas na NBA em todos os tempos. O ala/armador Alex Garcia foi dispensado do New Orleans Hornets.