| 12/02/2002 20h40min
Os dois primeiros dias de dólar flutuante são um período muito curto para uma avaliação segura da mudança cambial na Argentina, mas o mercado brasileiro volta a funcionar nesta quarta-feira, dia 13, aliviado. Nesta terça-feira, dia 12, no encerramento dos negócios, o dólar foi vendido a 2 pesos, uma queda de 4,8% sobre a cotação da véspera (2,15 pesos). Já a Bolsa de Valores de Buenos Aires registrou forte perda, pelo segundo dia consecutivo. Caiu 10,67% segunda-feira, dia 11, e, na terça, fechou em -8,37%.
Em Washington, o porta-voz do governo argentino, Eduardo Amadeo, que acompanha o ministro da Economia, Jorge Remes Lenicov, na viagem aos Estados Unidos, afirmou que o contato com o Fundo Monetário Internacional (FMI) é o reinício de um diálogo. Reforçando mais uma vez que Lenicov não espera um apoio imediato do Fundo, Amadeo disse que a negociação deve ser lenta e muito complexa.
A Bovespa começa a operar nesta quarta, às 13h. Quando se esperava que o dólar disparasse – podendo chegar a valer 3 pesos – assim que as casas de câmbio abrissem as portas, segunda-feira, dia 12, o que se viu foi uma inesperada instabilidade.