| 28/10/2005 10h03min
O dólar à vista abriu em baixa de 0,17%, cotado a R$ 2,285 na compra e R$ 2,287 na venda. No mercado de títulos da dívida externa, os papéis brasileiros operam em alta e o risco-país cai 6 pontos, para 364 pontos centesimais.
A sexta é de agenda escassa no país, o que manterá as atenções dos investidores voltadas ao cenário internacional. Nos Estados Unidos, os destaques são os números do Produto Interno Bruto (PIB) e uma pesquisa sobre confiança do consumidor. Por aqui, o Banco Central divulgará dados sobre balanço de pagamentos.
O cenário político volta a gerar preocupação no mercado, devido à indicação de que a oposição quer abrir a CPI do Caixa 2 para levar as investigações ao presidente Lula. Mas o dia é esvaziado no Congresso, e por isso não deve trazer novidades.
O temor de aumento de juros nos Estados Unidos continua como a principal variável nos mercados. A chegada do final do mês pode alterar a rotina do mercado de câmbio, já que investidores "comprados" em dólar futuro buscarão manter a cotação em alta.
AGÊNCIA O GLOBO