| 28/10/2005 07h59min
As autoridades sanitárias confirmaram hoje o terceiro caso de gripe aviária na Romênia. O vírus letal H5N1 foi localizado em uma garça morta achada na semana passada em Vaslui, que fica próximo da fronteira com a República da Moldávia.
O ministro da Agricultura, Gheorghe Flutur, confirmou hoje os resultados dos exames. A ave foi achada fora do perímetro da localidade de Falciu, na margem do rio Prut, 700 metros da ponte que liga a Romênia à República da Moldávia.
Flutur assinalou que foram intensificadas as medidas preventivas nesta região, em primeiro lugar a obrigatoriedade do confinamento das aves domésticas para não entrar em contato com as aves migratórias. No entanto, assinalou que não há casos de mortalidade entre as aves de curral dos povoados da área.
Este é o terceiro caso de gripe aviária com o vírus H5N1, detectado pela primeira vez neste país em duas localidades do delta do Danúbio, Ceamurila de Jos e Maliuc, tanto em aves de curral como em aves silvestres. Nos dois focos de infecção foram exterminadas milhares de aves e toda a população foi vacinada contra a gripe comum.
AGÊNCIA EFE