| 27/10/2005 13h06min
As feiras agropecuárias no Rio Grande do Sul não foram proibidas. No entanto, o resultado dos eventos prometer decepcionar os organizadores.
Três municípios gaúchos já estão com eventos em andamento. Em Dom Pedrito, Canguçú e São Luís Gonzaga, bovinos são comercializados normalmente, mas sem repetir o desempenho dos anos anteriores. Além da aftosa, a seca afeta os negócios.
O presidente do Sindicato Rural de Dom Pedrito, Artur Villamil, diz que foram tomadas medidas preventivas para evitar o ingresso do vírus no parque de exposições.
Em Canguçu, os animais ainda são descarregados do lado de fora do parque, proibindo o ingresso dos caminhões. Já em São Luiz Gonzaga, agentes da Secretaria Estadual de Agricultura auxiliam na fiscalização e controle sanitário.
Todos os animais comercializados nas três feiras são gaúchos. A secretaria da Agricultura fará um estudo para avaliar a viabilidade de permanecer realizando este tipo de evento.
Durante reunião realizada hoje entre o secretário da Agricultura e técnicos do Departamento de Produção Animal, o chefe da pasta, Odacir Klein, afirmou que o trabalho realizado pelo governo para controlar a aftosa permite a realização das feiras com critérios.
O encontro discutia a possibilidade de não acatar a recomendação do Ministério da Agricultura de suspender a realização de leilões e feiras agropecuárias em todo o país.
RÁDIO GAÚCHA