| 27/10/2005 11h56min
O Ministério da Agricultura pretende antecipar a conclusão do plano de regionalização contra a gripe aviária de 15 de dezembro para 30 de novembro. A afirmação é do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, que participa do 19º Congresso Brasileiro de Agricultura, em Brasília. Segundo Rodrigues, a medida visa a dar mais garantias para evitar que a doença chegue ao Brasil. A expectativa do ministério é anunciar o plano brasileiro na Conferência Hemisférica de Vigilância e Prevenção da Influenza Aviária, que irá reunir autoridades sanitárias de todo o mundo entre 30 de novembro e 2 de dezembro em Brasília.
– Com a antecipação do plano, o governo deve tranqüilizar os mercados compradores das aves brasileiras já que será o primeiro país do mundo a ter um programa como este – disse o vice-presidente da União Brasileira de Avicultura (UBA), Ariel Mendes.
Segundo ele, a Organização Mundial de Saúde Animal não prevê planos de regionalização para a avicultura. O plano de regionalização anunciado nesta semana pelo Ministério da Agricultura prevê uma série de medidas para evitar a entrada do vírus da gripe aviária no Brasil e garantir a manutenção das exportações brasileiras. Entre elas estão a proibição de entrada e saída de aves vivas nos Estados regionalizados (terão tratamento sanitário semelhante ao de um país), a criação de centros de incineração de matéria orgânica e a parceria com a Infraero para detectar nos desembarques materiais orgânicos que possam trazer o vírus de outros países.
GUSTAVO BERNARDES / AGÊNCIA RBS