| 24/10/2005 09h11min
Os árbitros do Campeonato Inglês de divisão de honra pediram hoje à Fifa para acelerar a introdução da "bola inteligente" para evitar mais decisões controvertidas na hora de saber se a bola cruzou ou não a linha de gol.
Os colegiados pediram a esta organização que oficialize esta medida, depois que foi concedido ao West Ham United um polêmico gol contra o Middlesbrough na última rodada do Campeonato inglês. A repetição em vídeo do gol de Chris Riggott mostrou que o goleiro Mark Schwarzer pegou a bola antes da linha.
A Fifa tenta atualmente aperfeiçoar um sistema através do qual um chip eletrônico e um sistema de posicionamento permitem saber com exatidão se uma bola cruzou ou não a linha do gol.
O encarregado de atribuir os juizes às partidas do Campeonato Inglês, Keith Hackett, disse nesta manhã à emissora Radio 4 que adoraria ver implantado algum sistema tecnológico para ajudar os árbitros em suas decisões.
– O sentimento geral do mundo do futebol é que a tecnologia, se estiver disponível, ajudará – afirmou Hackett.
O sistema da "bola inteligente" será testado pela Fifa em dezembro no Campeonato Mundial de Clubes e, se funcionar, pode ser implantado na Copa do Mundo da Alemanha.
AGÊNCIA EFE