| 24/10/2005 08h43min
Adriano, Cris, Dida, Emerson, Juninho Pernambucano, Kaká, Roberto Carlos, Robinho, Ronaldinho e Ronaldo são os dez brasileiros que concorrem à Bola de Ouro 2005, a nacionalidade mais representada na lista de 50 candidatos ao prêmio da revista francesa France Football divulgada hoje.
O argentino Juan Román Riquelme e o uruguaio Diego Forlán, ambos do Villarreal, completam a relação de sul-americanos que disputarão o prêmio.
Os brasileiros também foram maioria na lista do ano passado, com sete jogadores. Repetem-se neste ano Adriano, Emerson, Juninho Pernambucano, Kaká, Ronaldinho e Ronaldo. Saiu da relação o jogador do Schalke 04 Aílton.
O Italiano e o Inglês, com 16 jogadores escolhidos, são os dois campeonatos com mais representantes na lista de 50, da qual sairá o ganhador, enquanto a liga espanhola conta com treze representantes.
A Alemanha tem dois candidatos, e a França, três. Essas são as outras duas que disputam o prêmio.
Por clubes, domina a Juventus de Turim, que conseguiu colocar nove jogadores entre os candidatos: Buffon, Camoranesi, Cannavaro, Emerson, Ibrahimovic, Nevdev, Thuram, Trezeguet e Vieira.
Na seqüência vêm o Chelsea com sete (Cech, Drogba, Lampard, Makelele, Robben e Terry) e o Real Madrid, com seis (Beckham, Raúl, Roberto Carlos, Robinho, Ronaldo e Zidane).
O Barcelona tem cinco candidatos (Deco, Eto'o, Ronaldinho, van Bommel e Xavi), e o Villarreal dois: o uruguaio Diego Forlan e o argentino Juan Román Riquelme, o único jogador dessa nacionalidade na lista.
O Milan também tem cinco candidatos (Shevchenko, Dida, Kaká, Maldini e Pirlo), enquanto o Manchester United tem quatro (Park Ji-Sung, Cristino Ronaldo, Wayne Rooney e Van Nistelrooy).
AGÊNCIA EFE