| 24/10/2005 03h10min
A divulgação de novos indicadores econômicos nos Estados Unidos deverá concentrar as atenções no mercado nesta semana.
Os investidores estão muito apreensivos quanto a uma possível elevação mais intensa dos juros naquele país a partir de agora.
Isso poderia atrair capitais aplicados em países de economia emergente, como o Brasil, segundo os especialistas de mercado.
Os índices de vendas de imóveis usados e o de confiança do consumidor serão anunciados amanhã nos EUA. A partir de quarta-feira, saem dados sobre estoques de petróleo e derivados, encomenda de bens duráveis, novos pedidos de auxílio desemprego, vendas de imóveis novos, terminando na sexta-feira com a divulgação da primeira prévia do Produto Interno Bruto no terceiro trimestre do ano daquele país.
Esses números podem inclusive indicar a necessidade de novas altas dos juros como estratégia para conter a inflação.
No Brasil, a publicação da ata da reunião do
Comitê de Política Monetária (Copom), que reduziu
a taxa básica (Selic) de 19,5% para 19% ao ano na quarta-feira, e a divulgação do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) de outubro, ambos na quinta-feira, são os eventos que mais interessam aos investidores.
A bolsa acumula queda de 7,62% no mês. O dólar comercial subiu nas últimas quatro sessões, alcançando R$ 2,2640 (venda), e o Risco Brasil fechou a semana com 383 pontos.