| 23/10/2005 18h43min
A partir de 2005, o Rio Grande do Sul terá novo calendário de vacinação. A imunização ocorrerá para todo o rebanho bovino e bubalino em novembro deste ano e o reforço para terneiros de até 24 meses tem previsão para maio de 2006. Anteriormente, a aplicação da vacina era programada para os meses de janeiro e fevereiro e o reforço em maio.
– A modificação tem como objetivo a coincidência de períodos com os demais Estados – explica o diretor do Departamento de Produção Animal (DPA) da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SAA), Antônio Ferreira Neto.
A ação estava preparada para vigorar em 2006, mas foi antecipada em conseqüência de focos de febre aftosa diagnosticados em Mato Grosso do Sul e Paraná. A SAA solicitará ao Ministério da Agricultura autorização para compra de 14 milhões de doses, das quais 5 milhões serão destinadas gratuitamente a produtores proprietários de até 50 cabeças. A estratégia da vacinação também está definida por Ferreira Neto, depois de acerto, neste domingo, com o secretário da Agricultura Odacir Klein. A imunização começará nas regiões de divisa com Santa Catarina e se encerrará no Sul do território gaúcho.
O Rio Grande do Sul também cederá técnicos para Santa Catarina. Na terça, 10 veterinários e 10 auxiliares de serviços rurais estarão no Estado vizinho para trabalhar na vigilância sanitária, especialmente na divisa com o Paraná.
GOVERNO DO RS