| 22/10/2005 09h01min
O menino tailandês de sete anos que deu positivo para a gripe aviária não foi contagiado por seu pai, falecido esta semana com o vírus H5N1. A notícia foi divulgada hoje por fontes hospitalares tailandesas.
Os médicos que atendem o menino no Hospital Siriraj informaram que o doente evolui favoravelmente e descartaram que o vírus tenha sido transmitido por seu pai, como afirma sua família. Segundo os familiares, a criança dormia sempre na mesma cama que o pai, inclusive quando este mostrou sintomas da doença.
Os médicos insistiram que não há evidência de que o pai seja a origem do contágio do menino, que permanecerá em observação durante duas semanas.
Isso afasta a possibilidade do primeiro caso de transmissão direta do vírus entre pessoas, o temor da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O organismo internacional teme que o vírus adquira a habilidade de transmissão humana ao se combinar com um vírus da gripe comum no homem e que provoque uma pandemia que acabe com a vida de milhões de pessoas.
A morte do pai aumenta para treze o número de falecidos na Tailândia pela gripe aviária.
AGÊNCIA EFE