| 21/10/2005 15h42min
As autoridades paraguaias anunciaram hoje que o Chile está interessado em aumentar suas importações de carne do Paraguai após o fechamento de seu mercado aos produtos de Mato Grosso do Sul, afetado pela febre aftosa.
O Chile suspendeu temporariamente a compra de carne procedente do Estado brasileiro, medida que estendeu, ao mesmo tempo, ao departamento paraguaio de Canindeyú, na fronteira com essa região do Brasil.
As autoridades chilenas "precisam satisfazer essa demanda", disse o ministro de Agricultura e Pecuária, Gustavo Ruiz Díaz, que afirmou que "têm confiança no sistema sanitário e na qualidade da carne paraguaia".
O Chile duplicou recentemente a quota de importação de carne do Paraguai para cerca 14 mil toneladas por ano e é um dos principais mercados do setor de carne paraguaio, que, até agosto, exportou US$ 165 milhões, frente aos US$ 161 milhões de 2004, segundo dados oficiais.
O presidente da Associação Rural do Paraguai (ARP), Alberto Soljancic, disse que o interesse chileno foi expressado durante a reunião do Comitê Veterinário Permanente do Cone Sul (CVP) que aconteceu na quinta-feira em Montevidéu.
O CVP, que reúne a representantes de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, foi convocado para analisar a repercussão dos focos de aftosa no Brasil e a ameaça da chegada da gripe aviária à região.