| 19/10/2005 16h47min
O governo britânico comprará vacinas para imunizar toda a população do Reino Unido contra a gripe aviária, assim que se declarar uma pandemia, anunciou hoje o médico assessor do Executivo, Liam Donaldson.
Donaldson disse que serão necessários 120 milhões de doses, o equivalente a duas por pessoa, mas afirmou que as vacinas não podem ser desenvolvidas até que se saiba a variante do vírus que causa a pandemia.
Como medida de precaução, o Governo abriu uma licitação para as empresas que poderiam fornecer o medicamento. "Não podemos evitar uma pandemia de gripe, mas podemos limitar seu impacto. Uma das atitudes mais efetivas de estar preparados é garantir que a vacina é fabricada e que se distribui o mais rapidamente possível." Donaldson explicou que cada cidadão precisará de duas doses do antídoto se chegar ao Reino Unido uma epidemia de gripe aviária que atinja humanos e não só aves.
A temida pandemia humana ocorre se uma variante do vírus da gripe, provavelmente a cepa conhecida como H5N1, sofrer uma mutação para ser transmitida com facilidade entre humanos.
Segundo Donaldson, os casos de gripe aviária detectados até agora não constituem uma ameaça à saúde das pessoas. O especialista disse que, provavelmente, uma variante humana da gripe se desenvolveria primeiro em países do sudeste asiático, onde já foram descobertos os primeiros casos da doença, em 2003. Desde então, foram detectados 120 casos, dos quais 60 resultaram em morte.
AGÊNCIA EFE