| 18/10/2005 21h04min
Vasco e Botafogo, além das cores e da procedência de seus treinadores, que são gaúchos, apresentarão algumas semelhanças no clássico desta quarta-feira, em São Januário. Em partida remarcada da terceira rodada do Campeonato Brasileiro, as duas equipes precisam vencer para respirar um pouco mais aliviadas na competição.
Para o Vasco, os três pontos além de importantes serão fundamentais para que o time saia da zona de rebaixamento. Com 33 pontos, os cruzmaltinos ocupam a vigésima posição na tabela. Pelo lado do time de General Severiano, a situação é um pouco mais cômoda, pois a equipe soma 40 pontos. O que mais preocupa os alvinegros, no entanto, é a queda brusca de rendimento do time, que não vence há sete rodadas, uma rodada de jejum a menos do que o Vasco, que não sabe o que é conquistar três pontos em uma partida desde 11 de setembro.
Pra piorar, os dois vêm de derrotas. O Vasco caiu diante do Inter, em Porto Alegre, e o Botafogo perdeu de virada para o Fluminense, em Volta Redonda. No confronto anulado pelo STJD, em razão da arbitragem de Edílson Pereira de Carvalho, envolvido em um esquema de manipulação de resultados, o Botafogo venceu por 1 a 0, com gol de Alex Alves, cobrando pênalti.
O início da semana em São Januário foi marcado pelas queixas contra a arbitragem, principalmente das partidas contra Figueirense e Internacional. O presidente do clube pediu a impugnação do confronto contra os catarinenses, além de afirmar que entrará com uma ação contra a CBF na Justiça Comum por perdas e danos.
No campo, alguns titulares têm volta garantida. Os laterais Wagner Diniz e Diego reaparecem, assim como Romário, que treinou normalmente nesta terça-feira.
Renato Gaúcho não confirmou, como de costume, a escalação, mas Anderson do Ó deve formar a dupla de zaga com Fábio Braz, outro que retorna depois de ter cumprido suspensão. O treinador, aliás, reafirmou a importância de disputar o clássico em casa.
Pelo lado de General Severiano, as coisas também não andam tranqüilas. Alguns torcedores chegaram a protestar, nesta segunda-feira, pela má fase do time. Além do clima tenso, o Botafogo pode entrar um pouco desfigurado para enfrentar o rival.
Os volantes Jonílson e Leandro Carvalho foram poupados do último treino antes da partida e são dúvidas. O mesmo ocorre com o atacante Reinaldo. Caso não tenham realmente condições de jogo, Thiago Xavier fica com a vaga no meio-campo, enquanto Caio e Ricardinho brigam por um lugar na frente.
Mesmo com alguns fatores contra, os jogadores acreditam numa vitória no clássico.
– Queremos vencer Vasco e Coritiba (no sábado), para voltarmos à zona de classificação para a Copa Sul-Americana. Não adianta ficarmos sonhando com algo a mais do que isso, nesta situação de instabilidade. Mas precisamos garantir pelo menos uma colocação entre os onze primeiros – disse o zagueiro Scheidt.
AGÊNCIA PLACAR