| 17/10/2005 09h04min
O ministro da Agricultura romeno, Gheorghe Flutur, informou hoje que no delta do Danúbio e em toda a Romênia não apareceram novos casos de gripe aviária. Flutur destacou diante da imprensa que as medidas para isolar o vírus nos focos de infecção confirmados, nas cidades de Ceamurlia de Jos e Maliuc, mostram sua eficácia.
– Até o momento, não temos outros resultados virológicos positivos, embora tenham sido colhidas outras 424 mostras nos dois focos confirmados e em um raio de dez quilômetros – disse Flutur aos jornalistas.
O ministro, que dirige a célula de crise da gripe aviária, destacou que são esperados para hoje os resultados dos testes virológicos do laboratório europeu de Weybridge, no Reino Unido, que analisou as mostras colhidas em Maliuc. Os especialistas romenos isolaram neste caso a cepa H5, mas não determinaram se é ou não da variante mais letal, a H5N1, que já foi confirmada no primeiro foco de Ceamurlia de Jos.
Um especialista holandês da Organização Mundial da Saúde (OMS) solicitou às autoridades romenas um laboratório móvel para realizar testes no delta. Flutur disse que outros especialistas da OMS têm previsto chegar hoje à Romênia para ajudar as autoridades romenas na luta contra o vírus da gripe aviária e contra uma eventual infecção em humanos.
AGÊNCIA EFE