| 15/10/2005 12h53min
O ex-primeiro-ministro de Portugal e atual presidente da Comissão Européia, Durão Barroso, disse hoje ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que a União Européia estuda decretar o fim dos subsídios à produção agrícola na região. Em troca o bloco busca a obtenção de facilidades para exploração nos setores de serviços e indústria em outros países.
As informações foram passadas à imprensa pelo assessor especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia. Segundo Garcia, Lula respondeu a Barroso que o Brasil deverá consultar a respeito seus parceiros no Mercosul e no G-20 (grupo que reúne os maiores produtores agrícolas entre os países em desenvolvimento, com o objetivo de negociar a liberalização do comércio desses produtos no âmbito da Organização Mundial do Comércio).
Durão Barroso, segundo Garcia, disse que é importante criar uma agenda de comércio positiva entre Europa e América Latina. O assessor brasileiro também informou que Durão Barroso está "otimista" com o encaminhamento dado pela União Européia à questão do fim dos subsídios.
O final da atual rodada de negociações na OMC, a chamada "Rodada Doha", está prevista para acontecer ainda este ano.
AGÊNCIA EFE