| 14/10/2005 19h52min
Neste sábado, o Real Madrid terá a oportunidade de assumir a liderança do Campeonato Espanhol pela primeira vez na temporada. A missão, porém, será das mais complicadas. O badalado time merengue vai ao estádio Vicente Calderón disputar o clássico da cidade contra o Atlético de Madri, a partir das 17h, horário de Brasília.
Com 12 pontos, o Real ocupa a terceira colocação, ao lado do Osasuna. O Getafe está na liderança, com 14 pontos, enquanto o Celta aparece em segundo lugar com um ponto a menos. O Atlético, que ainda não se acertou na competição, aparece lá embaixo, com apenas sete pontos.
Além da rivalidade natural, a presença maciça de brasileiros e argentinos nas duas equipes tempera ainda mais o duelo. A começar pelos treinadores, considerados por muitos os dois melhores da América do Sul. Enquanto Carlos Bianchi senta no banco do Atlético, Luxemburgo comanda o Real.
Dentro de campo, os treinadores têm seus escudeiros. Bianchi tem quatro argentinos no elenco, mas só dois estarão em campo neste sábado: o goleiro Léo Franco e o meia-atacante Maxi Rodríguez. Do outro lado, Roberto Carlos, Júlio Baptista e Ronaldo estarão em campo. Só Robinho fica no banco de reservas. Zidane, que foi bem no jogo da França contra o Chipre, volta ao time titular.
Um pouco antes do clássico madrilenho, às 15h, o Barcelona joga fora de casa contra o La Coruña. As duas equipes estão empatadas com nove pontos, um pouco abaixo dos líderes, e querem iniciar uma reação neste sábado.
Mesmo na reserva, o argentino Lionel Messi é o personagem principal do duelo. O La Coruña ameaçou anular o jogo caso o atleta fosse escalado, pois contesta a situação dele como atleta comunitário. Segundo o clube galego, Messi foi inscrito como espanhol depois do prazo, por isso deve ser considerado estrangeiro.
Polêmica á parte, o técnico Frank Rijkaard não vai escalar Messi desde o início. Não pela ameaça, mas porque ele defendeu a argentina na quarta. Com isso, Giuly estará em campo mais uma vez.
No sábado ainda jogam Alavés x Villarreal. No domingo mais sete partidas completam a rodada: Mallorca x Racing Santander, Osasuna x Celta, Betis x Getafe, Zaragoza x Real Sociedad, Espanyol x Cadiz, Valencia x Malaga, Athletic Bilbao x Sevilla
AGÊNCIA PLACAR