| 14/10/2005 10h20min
O dólar à vista abriu em baixa de 0,31% nesta sexta, dia 14, cotado a R$ 2,250 na compra e R$ 2,252 na venda. No mercado de títulos da dívida externa, os principais papéis brasileiros operam em baixa, mas o risco-país se mantém estável, em 391 pontos centesimais.
O principal evento desta manhã será a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI) dos Estados Unidos. O índice mostra o ritmo da inflação no varejo e poderá dar sinalizações sobre a necessidade de elevação dos juros nos Estados Unidos. Nos últimos dois dias, a expectativa de aumento maior na taxa básica americana levou a uma forte realocação de recursos aplicados nos países emergentes.
Na próxima semana acontece a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que decidirá sobre a taxa básica de juros brasileira, a Selic. A taxa é hoje de 19,50% ao ano e é esperado um corte de pelo menos 0,25 ponto percentual, contra uma deflação de 0,56% em setembro. Com isso, o índice confirma a aceleração da inflação já indicada na véspera pelo IPC-Fipe, que ficou em 0,59% na primeira quadrissemana do mês, contra o 0,44% anterior.
AGÊNCIA O GLOBO