| 12/10/2005 18h02min
Com grande atuação de Zinedine Zidane, a França goleou o Chipre por 4 a 0 nesta quarta no Stade de France, nos arredores de Paris, e confirmou presença na Copa do Mundo de 2006. Com o resultado e o empate sem gols entre Irlanda e Suíça, os “Bleus” garantiram a primeira posição no Grupo 4 das Eliminatórias Européias.
Forçada a vencer para se classificar direto, a França partiu para cima desde o início, mas sentiu falta de seus atacantes titulares Henry e Trezeguet. Cisse, o substituto, cansou de perder gols e quase complicou a vida dos franceses. Então brilhou a estrela de Zidane, que assumiu a responsabilidade e comandou a vitória.
O meia do Real Madrid abriu caminho para a goleada aos 29 minutos. Ele aproveitou cruzamento de Sagnol, tirou a marcação com um toque de peito e chutou forte, sem chances para o goleiro. O segundo gol foi de Wiltord, aos 32 minutos. Dhorasoo fez o terceiro, aos 44. Na etapa final, Giuly, do Barcelona, fechou o placar.
Mais do que decidir o jogo, Zidane foi fundamental nessa reta final de Eliminatórias. O jogador desistiu de sua aposentadoria na seleção e salvou os campeões mundiais de 1998, que estavam ameaçados de ficaram de fora da Copa da Alemanha. Pior para a Suíça, que tinha tudo para se classificar, mas agora terá de disputar a repescagem.
Em Dublin, capital da Irlanda, os suíços só empataram sem gols com o time da casa e ficaram em segundo lugar na chave, com 18 pontos, dois a menos que a França. A Irlanda, que precisava vencer para garantir uma vaga na repescagem, encerra a sua participação na competição, com 17 pontos.
AGÊNCIA PLACAR