| 11/10/2005 15h06min
A agência de classificação de risco Fitch divulgou hoje que revisou sua perspectiva para o Brasil de estável para positiva. Isso significa que a nota de crédito do país poderá ser elevada a qualquer momento. A classificação atribuída hoje ao Brasil para sua dívida em moeda estrangeira de longo prazo é "BB-". Se subir um degrau, vai para "BB".
Segundo informe da Fitch, a decisão reflete as tendências favoráveis no balanço de pagamentos e na dinâmica da dívida externa, assim como o progresso em moderar as pressões inflacionárias, criando a expecativa de uma redução nos juros reais e melhorando as perspectivas de crescimento econômico.
Além disso, de acordo com Fitch, a revisão é apoiada pelo fato de que a recente crise política não afetou o compromisso do país com políticas macroeconômicas adequadas.
Mesmo que consiga subir um degrau, o Brasil ainda estará dois níveis abaixo do chamado "grau de investimento". Isso significa que comprar títulos brasileiros ainda será considerado no Exterior um investimento especulativo.
AGÊNCIA O GLOBO