| 10/10/2005 13h41min
A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) determinou a interdição de fazendas em cinco cidades próximas ao município de Eldorado (MS), a 430 quilômetros de Campo Grande, próximo à fronteira com o Paraguai, onde foi constatado um foco de febre aftosa. A interdição, em um raio de 25 quilômetros a partir do foco, abrange além de Eldorado, os municípios de Iguatemi, Itaquiraí, Japorã e Mundo Novo. A informação é do diretor-presidente da Iagro, João Crisostomo Mauad Cavalléro.
Cavalléro afirmou que a agência já tomou medidas para conter o foco de aftosa na região, interditando a propriedade e montando barreiras para impedir o fluxo de animais na região.
– Em um primeiro momento, este foco de aftosa terá um impacto grande nas exportações de carne, mas com as informações que repassaremos para quem compra gado ou carne no Mato Grosso do Sul, das medidas tomadas pela agência e pelo ministério e a credibilidade que o Estado tem com relação à vacinação do gado, essa situação deve passar rapidamente - concluiu.
AGÊNCIA O GLOBO