| 05/10/2005 23h53min
O Inter lutou muito e venceu com autoridade a equipe do São Paulo nesta quarta, dia 5, no Estádio Beira-Rio. Com três gols de cabeça, o time gaúcho desmontou o esquema defensivo armado por Paulo Autuori e conseguiu a vantagem de 3 a 0 diante do atual campeão da Copa Libertadores da América.
O primeiro gol nasceu depois de uma cobrança de falta realizada por Jorge Wagner. Fernandão subiu no segundo pau e cumprimentou Rogério Ceni, que nada teve a fazer. No segundo, Tinga recebeu de Granja e levantou na medida para Fernandão enfiar a cabeça na bola com muita força e marcar mais um. O terceiro gol veio no apagar das luzes. Tinga ergueu na área e Sobis desviou para marcar o terceiro e explodir a festa da torcida presente no Beira-Rio.
Pouco mais de 15 mil torcedores foram ao Beira-Rio dispostos a ajudar a equipe do Inter na luta para retomar a liderança do Brasileirão. Antes da partida, mulheres da Brigada Militar soltavam pombas brancas, simbolizando a paz. A atitude pode ser encarada como um pedido de desculpas da Segurança do Estado pela violência provocada no último domingo, quando uma briga entre integrantes de uma torcida organizada do clube com policiais transformaram as arquibancadas do Beira-Rio em um campo de guerra.
Com muitos desfalques, o Colorado levou um susto logo no início da partida. Aos três minutos, o lateral-direito Cicinho chegou à linha de fundo e levantou na cabeça de Amoroso. O atacante são-paulino, dentro da pequena área, finalizou para fora, desperdiçando a primeira chance clara de gol da partida.
O jogo permanecia equilibrado, até que aos 12 minutos apareceu uma figura que andava meio apagada nas últimas partidas do Colorado. Em três minutos, Fernandão desequilibrou a partida com dois golaços de cabeça.
Aos 12, Jorge Wagner cobrou uma falta sofrida por Elder Granja, muito próxima a bandeirinha de escanteio. O atacante subiu no segundo pau e com muito estilo mandou para o fundo das redes de Rogério Ceni. No segundo gol, Tinga recebeu grande passe de Elder Granja. Antes de levantar na área, o meia olhou e viu Fernandão solto, entrando em velocidade pelo meio. Ao receber o cruzamento na medida, o atacante usou a sua maior especialidade e enfiou a cabeça para marcar mais um.
Depois de abrir vantagem no marcador, a equipe do Inter se empenhou ao máximo para manter o resultado. A marcação começava já na saída de bola do time paulista. Muito pressionado, o São Paulo não conseguia articular um ataque eficiente. Em um destes lances, Edcarlos, apavorado com a presença de Mossoró em seu encalço, recuou errado para Rogério Ceni e a bola acabou nos pés de Fernandão. O goleador teve tempo de dominar na frente do goleiro são-paulino e escolher um canto para bater, mas o chute saiu errado. Porém, nem isso não tirou o ânimo dos torcedores, que aplaudiram muito a equipe na saída para o intervalo.
O São Paulo voltou para a segunda etapa com a intenção de marcar pelo menos um gol no reinício da partida. O tricolor paulista se atirava para o ataque, abrindo muitos espaços para os contra-ataques do Colorado, geralmente puxados por Mossoró e Tinga.
Mesmo com a vantagem de dois gols, o Inter não abdicava do ataque e levava muito perigo ao gol de Rogério Ceni. Já o São Paulo lutava muito, mas não conseguia criar boas chances para descontar. Aos 18 minutos, o Inter perdeu duas chances seguidas para aumentar o placar. A primeira com Sobis, que não soube aproveitar uma roubada de bola de Fernandão no ataque. E a outra com Mossoró, que recebeu de Perdigão e arriscou um chute da entrada da área. A bola passou raspando o poste de Ceni.
Aos 21, Jorge Wagner quase fez mais um de falta – o goleiro do São Paulo foi buscar a bola no ângulo direito. A primeira boa defesa de Clemer na partida só foi ocorrer aos 37 da segunda etapa, depois que Cicinho arriscou de fora da área.
Já nos descontos, Sobis, de cabeça, fechou a conta no Beira-Rio. O atacante aproveitou cruzamento de Tinga e desviou para marcar o terceiro gol de cabeça da equipe gaúcha no jogo.
Com o resultado, o Inter chegou aos 52 pontos na tabela de classificação, assumindo o terceiro lugar na competição. Na próxima terça, dia 11, às 20h30min, a equipe de Muricy Ramalho volta a campo, desta vez para enfrentar o São Caetano no Estádio Anacleto Campanella. Neste confronto, o ala Elder Granja e o volante Edmílson ficarão de fora, suspensos. Granja, aliás, saiu no final da partida com uma lesão no tornozelo. Rentería e Gavilán continuam servindo suas seleções nas Eliminatórias e também não poderão participar. Bolívar e Vinícius, que estavam suspensos pelo terceiro cartão amarelo, voltam.
VINÍCIUS REBELLO