| 05/10/2005 00h00min
As autoridades sanitárias de Toronto anunciaram nesta terça quatro novas mortes causadas por uma doença respiratória não identificada em um asilo da cidade. Chega a 10 o número de mortos pelo mal. Todos viviam na residência Seven Oaks, em um dos bairros do leste de Toronto.
Apesar das mortes, o chefe médico de Toronto, David McKeown, garante que a doença está sob controle. Segundo ele, o número de óbitos ocorreu porque as vítimas teriam idade avançada e saúde já debilitada. Os últimos mortos eram duas mulheres de 94 e 82 anos e um homem de 92 anos.
McKeown também assinalou que o número de mortos pode aumentar nas próximas horas dada a má situação física de alguns dos doentes.
O surto infeccioso causado por um vírus não identificado começou em 25 de setembro, embora não tenha sido tornado público até a segunda-feira, e infectou 70 residentes, 12 empregados e pelo menos dois visitantes da residência.
Os responsáveis médicos da cidade tentam identificar o vírus causador da doença. Eles descartem que se trate do mesmo que provocou a Síndrome Respiratória Aguda Severa (Sars) – responsável por 44 mortes em Toronto, em 2003 –, a gripe aviária ou a gripe comum.
AGÊNCIA EFE