| 04/10/2005 16h07min
A Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, "será um sucesso", afirmou hoje no Uruguai o suíço Joseph Blatter, presidente da Fifa.
– O futebol como espetáculo é o atrativo dos Mundiais, e não seus participantes. Por isso, o sucesso do torneio da Alemanha está garantido. Nos anos 60 e 70, todos pensavam que o torneio estaria desvalorizado se as grandes seleções não se classificassem para um Mundial. Isso mudou – afirmou o presidente da Fifa em entrevista coletiva.
Como exemplo, ele afirmou que os contratos de televisão e publicidade da Copa do Mundo da África do Sul, em 2010, "já estão vendidos em mais de 50% e gerarão mais dinheiro que o Mundial de 2006", disse.
Além disso, o presidente da Fifa destacou "o equilíbrio" apresentado no futebol internacional nos últimos anos.
– Faltam poucas rodadas para o fim das eliminatórias sul-americanas e européias, temos poucas seleções já classificadas e muitas que buscam seu lugar, o que dá
uma mostra da paridade – afirmou.
O presidente
da Fifa encerrou hoje uma visita de 24 horas ao Uruguai, que teve como objetivo participar das comemorações pelo 75º aniversário da primeira Copa do Mundo, disputada no Uruguai em 1930.