| 04/10/2005 12h40min
Em sessão administrativa de emergência, a CPI dos Correios aprovou hoje a quebra do sigilo bancário de 11 corretoras de valores. As empresas teriam recebido investimentos dos fundos de pensão. Com a aprovação, o presidente Delcídio Amaral (PT-MS) anunciou que ficará no cargo.
As empresas são: Elite Corretora de Câmbio e Valores Mobiliários; Sociedade Corretora Paulista S/A (Socopa); Agenda Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários; Millenium Corretora de Câmbio e Valores Mobiliários; Click Trad Corretora de Valores Mobiliários; Dillon S/A Distribuidora de Títulos Mobiliários; Quantia Distribuidora de Títulos Mobiliários; Nominal Distribuibodra de Títulos e Valores Mobiliários; Euro Distribuidora de Títulos e Valores Mobliários; Walpires S/A; e Planer Corretora de Valores S/A.
A CPI também quebrou o sigilo bancário, fiscal e telefônico de duas empresas de aviação e de seus sócios que participaram de concorrências dos Correios para fornecer transporte aéreo: Beta Brazilian Express e Aeropostal Brasil Transporte Aéreo Ltda. Após a aprovação das propostas, a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) disse que não havia sido contra a quebra do sigilo e exigiu que a oposição retirasse as declarações de que ela era mentirosa.
Na semana passada, a senadora foi acusada de ter esvaziado a sessão de quinta-feira. O deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA) disse que retiraria a acusação, mas criticou as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que condenou o denuncismo contra o governo e o PT.
AGÊNCIA O GLOBO