| 01/10/2005 20h05min
Nas estréias do técnico Nelsinho e da dupla de ataque Luizão e Cláudio Pitbull, o Santos não passou de um empate de 0 x 0 com o Fortaleza na Vila Belmiro, neste sábado à noite. Com o resultado, o Peixe permanece na quinta colocação do Brasileirão, agora com 48 pontos ganhos, enquanto o Fortaleza subiu para o nono lugar, com 41. Na terça, dia 4, o Santos receberá o São Caetano na Vila, enquanto o Fortaleza jogará contra o Atlético-PR, também em casa.
Além da dupla Luizão e Cláudio Pitbull, o alvinegro da Vila Belmiro, tinha como novidade a volta do talentoso meia Giovanni, recuperado de contusão. Os três mais Ricardinho passam agora a ser esperança de gols da torcida santista. Em campo, como costuma fazer sempre que joga na Vila, o Peixe saiu com tudo e quase abriu o placar aos 2min, com Cláudio Pitbull concluindo mal passe de Giovanni.
Bem armado atrás, o time cearense começou a dificultar para o Santos, e ainda quase surpreendeu com o lateral-direito Chiquinho, que foi à frente e acertou um chute rente à trave esquerda de Saulo, aos 13min. O Peixe voltou a ameaçar aos 20min, com Pitbull pegando um rebote depois de cobrança de escanteio, mas batendo para fora, e aos 22min, com Luizão, que tocou por cima após toque de cabeça de Giovanni quase na pequena área.
Com os laterais Paulo César e Kléber apáticos no apoio, e com Ricardinho sem conseguir articular boas jogadas, o Peixe empacou e não conseguiu mais nada até o final do primeiro tempo. Na volta para a segunda etapa, o técnico Nelsinho resolveu mexer no meio, tirando Bóvio e promovendo mais uma estréia, Heleno, ex-Vila Nova.
O início do Santos foi de pressão novamente, com o Fortaleza todo atrás. Aos 4min, Pitbull quase marca um golaço, acertando um voleio de fora da área no travessão, após a defesa dar rebote em cruzamento de Paulo César.
Com Giovanni errando passes e preso à marcação adversária, jogando muito à frente, o Santos “não andava”. Pitbull até tentava fazer a sua parte, caindo pela esquerda e conseguindo bons cruzamentos e chutes, pelo menos. A partir dos 20min, a torcida, impaciente, começou a pedir a entrada do “taslismã” Basílio. Nelsinho atendeu ao apelo e colocou o jogador, no lugar do cansado Giovanni. Depois, ele trocou Luizão, que pouco fez, por Geílson.
Mas ainda assim o Peixe não reagiu, já que Ricardinho, o condutor do time, estava irreconhecível. Apenas aos 38min é que teve nova chance de gol, com o esforçado Pitbull, que bateu no meio do gol e o goleiro defendeu. Assim, não foi difícil o Fortaleza conseguir segurar o 0 x 0 até o final. E sobrou vaias para os jogadores santistas na saída de campo.