| 01/10/2005 17h50min
O Juventude chegou a sua quinta partida sem vitória no Brasileirão, e a quarta consecutiva sem marcar gols. A equipe caxiense perdeu por 2 a 0 para o Cruzeiro neste sábado, dia 1º, no Estádio Independência, em Belo Horizonte. Os gols da equipe mineira foram marcados no segundo tempo. O primeiro por Alecsandro, aos 29min e o segundo através de Kelly, convertendo uma penalidade máxima aos 44.
A partida foi disputada com os portões fechados. Devido a uma punição, o Cruzeiro perdeu o mando de campo e foi obrigado a jogar no estádio do América-MG, sem a presença da torcida.
O técnico Sebastião Lazaroni começou jogando no 3-6-1, esquema treinado durante a semana. A novidade ficou por conta da presença do centroavante Josiel, como único homem de ataque. O mais cotado para iniciar era Marcelinho. A intenção do treinador era explorar os espaços dados pelo adversário quando este partisse em busca do gol.
Como é característica das partidas disputadas sem a presença do público, o jogo começou sem muita empolgação. Os dois times erravam muitos passes e não conseguiam encaixar uma jogada capaz de confundir a defesa adversária. A tática adotada por Sebastião Lazaroni surtiu efeito na primeira etapa.
O Cruzeiro só não foi vaiado nos primeiros 45 minutos porque não havia torcedores. O time de Paulo César Gusmão sentiu muito os desfalques, principalmente de Maldonado e Maurinho, e conseguiu apenas uma chance de gol durante toda a primeira metade do jogo. Aos 12, o meia Kelly lançou o atacante Diego, que entrou na área e tentou por duas vezes desviar a bola do goleiro Fabiano. Não obteve sucesso em nenhuma das tentativas.
A melhor chance da primeira etapa aconteceu aos 41 minutos, e foi do Juventude. O lateral-esquerdo Fininho bateu uma falta, a bola picou no gramado e enganou o goleiro Fábio, que, com as pernas, deu rebote para Leandro Moreno dominar e chutar no poste direito da meta do Cruzeiro.
No segundo tempo, a equipe caxiense voltou com Juliano no lugar de Leandro Moreno. O jogo continuava muito fraco técnicamente. O centroavante Josiel, isolado no ataque do Juventude, só era abastecido com bolas longas. O atacante, que veio do interior do Estado, ainda conseguiu algumas jogadas de perigo na base da força, mas cansou de correr atrás da bola e saiu para entrada de Marcelinho, aos 27 minutos.
Logo em seguida, aos 29, aconteceu o primeiro gol do Cruzeiro. O atacante Diego fez jogada em velocidade pela esquerda e cruzou para Vando. O baixinho, que veio do Vila Nova e acabará de entrar na vaga de Adriano, escorou para o centroavante Alecsandro, bem colocado, marcar.
Aos 33 minutos, o time de Caxias quase chegou ao empate. O lateral-esquerdo Fininho ergueu a bola na área e Marcelinho, fugindo de suas características, cabeceou com força para bela defesa de Fábio.
O jogo já se encaminhava para seu final quando o atacante Vando recebeu na esquerda e partiu para cima de Lauro. O jogador do time mineiro deu uma pedalada e sofreu pênalti quando entrava na área do Juventude. Kelly cobrou no canto direito e fechou o placar no Independência.
O time treinado por Sebastião Lazaroni parte de Belo Horizonte direto para Campinas, onde enfrenta a Ponte Preta na próxima terça, dia 4, no estádio Moisés Lucarelli. A equipe ocupa a 14º posição no Brasileirão, com 38 pontos, cada vez mais distante da Copa Sul-Americana.
VINICIUS REBELLO