| 30/09/2005 22h35min
O Brasil irá produzir vacinas contra a gripe aviária a partir do início do próximo ano, numa ajuda ao esforço mundial de erradicar a doença. O anúncio foi feito nesta sexta pelo Departamento de Saúde do Estado de São Paulo. A vacina atuará contra uma cepa da gripe que será emitida pelo Instituto Nacional de Biologia da Grã-Bretanha e será produzida pelo Instituto Butantã de São Paulo.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) já autorizou o instituto britânico a enviar a cepa do vírus para o Brasil. O Instituto Butantã, que produz 200 milhões de doses de vacinas por ano – para enfermidades como tétano, difteria, hepatite, raiva e tuberculose, além de antídotos para venenos de cobras, aranhas e escorpiões, espera fabricar 20 mil doses da vacina contra a gripe aviária em 2006. Segundo o porta-voz do Departamento de Saúde paulista, Tiago Oliveira, será o primeiro país da América Latina a produzir o medicamento.
O governo federal investirá R$ 3 milhões para a produção da vacina. Oliveira não deu detalhes, mas declarou que o medicamento poderia ser usado para imunizar qualquer pessoa que as autoridades de saúde suspeitem que possa ter tido algum tipo de contato com o vírus da doença. O Brasil, maior exportador de frangos do mundo, nunca registrou casos de gripe aviária.
AGÊNCIA AP