| hmin
O ministro da Agricultura e do Abastecimento, Marcus Vinícius Pratini de Moraes, suspendeu a visita que faria neste domingo, dia 27, aos produtores atingidos pela seca no Oeste catarinense.
A reunião estava marcada para as 16h40min, e também contaria com a presença do governador do Estado, Esperidião Amin. O ministro, entretanto, prometeu manter contato por telefone e continuar as ações para ajudar os municípios prejudicados pela estiagem.
Pratini de Moraes deverá telefonar para o governador nesta segunda-feira pela manhã e enviar um representante do ministério ao Estado para acertar os detalhes sobre a ajuda.
Por enquanto, a União mandou R$ 2,5 milhões para atender os agricultores. O dinheiro está sendo usado para aluguel de tratores e retroescavadeiras que fazem a recomposição do solo para novos plantios.
O governo também antecipou R$ 50 milhões para a compra de sementes. Os avicultores e suinocultores poderão comprar milho em balcão, que é a compra direto da Conab a preços de custo.
Para evitar que novas estiagens voltem a afetar o setor no Estado, o ministério da Agricultura pretende elaborar juntamente com o governo do Estado um programa de recursos hídricos para os municípios que historicamente são mais afetados pela seca.