| 28/09/2005 16h11min
Chanceleres dos 12 países-membros da Comunidade Sul-Americana das Nações começam a chegar hoje a Brasília para preparar uma cúpula do grupo que será realizada na próxima sexta. O objetivo da I Cúpula da Comunidade Sul-Americana é promover o processo de integração entre os representantes.
Os chanceleres de Equador, Chile, Uruguai e Bolívia chegam hoje à capital federal. O chanceler da Venezuela, Alí Rodríguez, está desde ontem à noite em Brasília. Amanhã, chegam seus colegas do Peru, Oscar Maúrtua de Romaña, da Argentina, Rafael Bielsa, e da Colômbia, Carolina Barco. O representante do Paraguai, Leila Rachid, deve vir ao país somente na sexta.
Os presidentes da Colômbia, Guiana, Suriname e Uruguai não participam do evento. Eles serão representados por outras autoridades. A cúpula, em princípio, estava prevista para ocorrer nos dias 29 e 30 de setembro, mas ficou reduzida a apenas um dia.
Os ministros de Relações Exteriores se reunirão amanhã para promover os termos da declaração final do encontro, que foi discutiu previamente em reunião de chanceleres na cidade de Guayaquil (Equador). Eles esperam ratificar o termo no fim desta primeira cúpula, na sexta.
AGÊNCIA EFE