| 26/09/2005 16h36min
O deputado estadual de São Paulo Romeu Tuma Júnior (PMDB-SP) afirmou, nesta tarde, que irá propôr a criação de uma CPI na Assembléia Legislativa daquele estado para investigar o futebol. A proposta existe desde 2003 e, devido às novas denúncias que surgiram, será feita uma reunião de líderes amanhã para estudar a instalação da comissão.
Em entrevista ao programa Gaúcha Repórter, da Rádio Gaúcha, o deputado destacou que, além das manipulações na arbitragem, casos como pedofilia envolvendo o esporte, empresários que abusam do poder como dirigentes de clubes, dinheiro de origem não comprovada no futebol também serão investigados. Sobre a máfia do apito, o deputado salienta que o crime é de âmbito estadual:
– Até o momento, o esquema que se verificou envolve árbitros de São Paulo, os sites estão sendo manipulados por empresários de São Paulo, então, toda origem está sendo vinculada ao nosso Estado. A competência constitucional é, portanto, da Assembléia Legislativa de São Paulo. Os outros clubes envolvidos, a priori, são vítimas – destacou. O parlamentar disse, ainda, que os fatos envolvendo outros estados da federação serão encaminhados ao Ministério Público Federal.
Conforme Tuma Júnior, o objetivo da CPI, além de responsabilizar os envolvidos em irregularidades, será criar propostas legislativas para que se evite a ocorrência de novos casos.
RÁDIO GAÚCHA