clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 26/09/2005 13h18min

Seis candidatos registram oficialmente candidatura à Câmara

Outros três deputados já anunciaram disputar a sucessão de Severino

Até o momento, seis deputados já apresentaram oficialmente a candidatura à presidência da Câmara, cuja eleição está marcada para esta quarta, dia 29. Nesta manhã, os deputados Francisco Dornelles (PP-RJ) e Ciro Nogueira (PP-PI) registraram suas candidaturas.

Outros quatro deputados também estão na disputa e concorrem a sucessão de Severino Cavalcanti: João Caldas (PL-AL), Jair Bolsonaro (PP-RJ), Luiz Antonio Fleury (PTB-SP) e Alceu Collares (PDT-RS). Já anunciaram candidatura, mas ainda não se inscreveram, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), José Thomaz Nonô (PFL-AL) e Michel Temer (PMDB-SP).

Formando uma terceira via na disputa, PP, PTB e PL costuram um acordo buscando candidato único. As siglas querem garantir a vitória com os 144 votos que possuem unidos. Os candidatos da oposição, José Thomaz Nonô (PFL-AL), e do governo, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), tentam quebrar essa unidade conversando com os líderes, mas ainda não há nenhuma definição.

O deputado Ciro Nogueira disse que já ligou para cerca de 400 parlamentares e busca apoio de todos os partidos. Ele acredita ter chances na vitória, pois não representa nem a oposição nem o governo.

A eleição será realizada em razão da renúncia de Severino Cavalcanti, que ocupou o cargo por sete meses e renunciou ao mandato na última quarta, dia  21. O candidato eleito comandará a Casa até o dia 2 de fevereiro de 2007, data prevista para a escolha da próxima Mesa Diretora.

Por decisão do Colégio de Líderes, a eleição será realizada às 10h. Em caso de segundo turno, a escolha será feita no mesmo dia, à tarde. As inscrições de candidatos poderão ser feitas até às 18h de amanhã. Hoje, o presidente interino da Casa, José Thomaz Nono, protocolou o regulamento para a campanha dos deputados à presidência. Dentre as normas, ficou proibida a propaganda por meio do uso de cartazes e da atuação de cabos eleitorais, sendo permitido somente a distribuição de folhetos com as propostas individuais dos candidatos.

AGÊNCIAS CÂMARA, O GLOBO E BRASIL
Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.