clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 24/09/2005 20h31min

Bush viaja ao Texas aliviado após passagem do Rita

Presidente norte-americano ressaltou preparação do governo para o furacão

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, "aliviado" após o furacão Rita perder intensidade, viaja hoje ao Texas para ver os estragos causados por este furacão. O presidente, que acompanhou a evolução do Rita da base aérea do Colorado, nas Montanhas Rochosas, pensava em viajar na sexta-feira para o Texas, Estado onde foi governador, mas cancelou sua visita a San Antonio para não interferir nos planos de emergência das autoridades estatais.

Hoje, muito mais tranqüilo, Bush pediu à população para que, apesar de Rita não ter sido, nem de longe, tudo que ameaçava ser, leve em conta que "a situação ainda é perigosa". No Colorado, Bush recebeu informações sobre a evolução da situação na região afetada em uma sala com televisões, que informavam tanto dos ventos e das inundações como do andamento das operações de resgate e dos danos causados pelo furacão.

– Estou aliviado por saber que nosso governo federal está bem organizado e bem preparado para enfrentar o Rita – disse o presidente, antes de ressaltar que a prioridade é retirar a população que está na zona de perigo.

Para todos aqueles que foram evacuados e que estão pensando em voltar a suas casas, Bush recomendou paciência. Na base aérea, o presidente pronunciou hoje sua mensagem radiofônica semanal à nação, um discurso em que, além de detalhar os preparativos feitos pelas autoridades para enfrentar o Rita, reiterou que a recuperação dos Estados da Louisiana, do Alabama e do Mississippi, devastados em 29 de agosto pelo Katrina, "é um compromisso da nação".

Depois que Rita atingiu a região da Louisiana e do Texas com menor intensidade que a esperada, os evacuados e a volta deles para casa se transformaram em uma das maiores preocupações das autoridades. O prefeito de Houston, Bill White, pediu hoje aos evacuados que "não tenham pressa para voltar", e que sigam os planos propostos pelas autoridades para evitar grandes engarrafamentos, já que mais de dois milhões de pessoas saíram da cidade.

Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.