| hmin
Os prefeitos das 16 cidades que fazem parte da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (Amauc), no Oeste do Estado, se reúnem nesta terça-feira, dia 22, em Concórdia para discutir medidas de combate à estiagem. Eles pretendem fazer um documento solicitando mais apoio dos governos estadual e federal, além de recursos para os agricultores e apoio logístico na distribuição de água.
Nesta segunda havia subido para 78 o número de municípios em situação de emergência devido à seca. O prefeito de Seara, Flávio Ragagnin, já adiantou que vai solicitar mais caminhões-pipas para a região porque os que a Defesa Civil enviou não estão suprindo a necessidade dos moradores. O Rio Caçador, que abastece a cidade, está com pouca vazão e, se não chover nos próximos 10 dias, o racionamento na área urbana deve começar.
O coordenador da Defesa Civil do Estado, capitão Edupércio Prates, espera que o número de municípios em situação de emergência se estabilize com a previsão de chuva a partir desta terça no Oeste.
Confira a previsão do tempo para todo o Estado no clicTempo e o mapa da seca em Santa Catarina.