| 21/09/2005 18h39min
O banqueiro Daniel Dantas, do Grupo Opportunity, disse hoje que não houve pagamento em cotas de fundos de investimento da instituição a qualquer integrante do governo em troca de vantagens em programas de privatização. Dantas explicou que os fundos são destinados a residentes fora do Brasil, obedecendo as normas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O banqueiro presta depoimento às CPIs do Mensalão e dos Correios,
As afirmações de Dantas em relação aos fundos de pensão foram rebatidas pelo presidente da Previ, Sérgio Rosa. O empresário disse que o banqueiro não apresentou fatos concretos que confirmem suas acusações. Rosa afirmou ainda que a decisão de ir à Justiça para destituir o Opportunity do comando do CVC nacional, um dos fundos controladores das teles Brasil Telecom, Telemig Celular e Amazônia Celular, não foi política porque partiu de 10diferentes fundos. Segundo ele, esses fundos são vinculados a patrocinadores diferentes, com interesses também diversos.
O deputado Carlos Willian (PMDB-MG) questionou a postura dos parlamentares no depoimento de Daniel Dantas às CPIs do Mensalão e dos Correios. O político afirmou que os integrantes das duas comissões estão "blindando" o banqueiro. O deputado que preside a sessão, Asdrubal Bentes (PMDB-PA), disse que Willian devia esclarecer suas declarações, pois estava levantando dúvidas sobre os integrantes das comissões.
AGÊNCIA O GLOBO