| 21/09/2005 13h57min
O presidente do Barcelona, Joan Laporta, expressou hoje sua confiança de que o jovem atacante argentino Leo Messi atuará pelo clube no Campeonato Espanhol antes do fim do mês. Messi foi impedido de jogar pela competição da Espanha por estourar a cota de estrangeiros da equipe – são permitidos apenas três por time, segundo o atual regulamento da Liga de Futebol Profissional (LNFP). Porém, o jogador atua normalmente pela Liga dos Campeões, que não tem essa limitação.
Ontem, uma comissão da LNFP rejeitou em Madri a proposta para modificar o regulamento envolvendo o número de jogadores estrangeiros elaborada na semana passada, em reunião entre a Federação Espanhola de Futebol (RFEF) e a Associação de Jogadores Espanhóis (AFE).
Desta forma, Messi, em sua condição de "jogador assimilado" – um estrangeiro que atuou nas categorias de base de um clube europeu e profissionalizou-se por ele –, não poderá beneficiar-se por enquanto da proposta. A comissão se manifestou
favorável ao aumento do número de
estrangeiros no Campeonato Espanhol, mas só a partir da próxima temporada.
Laporta, que esteve na reunião, disse que o Conselho Superior de Esportes "deve adotar uma decisão". Segundo o presidente do Barça, a inatividade de Messi "está prejudicando a evolução" do jogador, considerado uma das maiores promessas da equipe.