| 21/09/2005 09h32min
O dólar à vista abriu em baixa de 0,34% hoje, cotado a R$ 2,291 na compra e R$ 2,293 na venda. No mercado de títulos da dívida externa, os papéis brasileiros operam perto da estabilidade e o risco-país sobe 1 ponto, para 367 pontos centesimais.
O cenário político volta a concentrar atenções neste dia, para o qual se espera a renúncia do presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, e o depoimento do banqueiro Daniel Dantas às CPIs dos Bingos e dos Correios. Já é intensa a disputa dos partidos em torno de nomes para o sucessor do deputado.
Daniel Dantas, dono do banco Opportunity deverá ser perguntado a respeito dos depósitos feitos pelas empresas dele nas contas das agências do empresário Marcos Valério, acusado de ser o operador do mensalão.
A baixa do dólar nesta manhã é atribuída ao fato de o Banco Central não ter anunciado leilão de "swaps reversos" na noite de terça, como especulavam os operadores. A venda de contratos de swaps reversos
equivale a uma compra de dólares feita
pelo Banco Central no mercado de derivativas. No cenário internacional, o destaque é a alta dos preços do petróleo, em virtude do temor de estragos feitos pelo furacão Rita.